sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sejam bem vindos ao nosso blog!

TURMA DA 8ª SÉRIE:

Neste espaço vamos fazer uma viagem no tempo!
Para iniciar poste aqui informações sobre o inicio da República no Brasil e o poder dos coronéis!

Aguardamos sua notícia

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. esses fatos históricos é muito interessante para agente voltar aos nossos antepassados é saber sobre o inicio da república no brasil e o poder dos coroneis adriele santos silva 8m2

    ResponderExcluir
  3. O Coronelismo no Brasil é símbolo de autoritarismo e impunidade. Suas práticas remontam do Caudilhismo e do Caciquismo que provêm dos tempos da colonização do Brasil. Ganhou força na época do Primeiro Reinado, chegando ao final do século XIX tomando conta da cena política brasileira. Conjunto de ações políticas de latifundiários (chamados de coronéis) em caráter local, regional ou federal, onde se aplica o domínio econômico e social para a manipulação eleitoral em causa própria ou de particulares. Fenômeno social e político típico da República Velha, caracterizado pelo prestígio de um chefe político e por seu poder de mando.As raízes do Coronelismo provêm da tradição patriarcal brasileira e do arcaísmo da estrutura agropecuária no interior remoto do Brasil.

    "O conceito de Coronelismo surgiu com a obra modelo de Vitor Nunes Leal (1948), que deu origem a várias produções do gênero, consagrando o termo coronelismo no meio acadêmico. Para ele, o coronelismo apresenta-se como um aparelho político da Primeira República, que predomina em uma relação de ajustes entre os senhores donos de terras em declínio e o poder público cada vez mais forte. Onde os coronéis (chefes políticos) exerceram poder de modo distinto em seu domínio e que, depois da Revolução de 1930 suas práticas perduraram até os dias atuais, empregadas por grandes fazendeiros, comerciantes, religiosos, industriais e profissionais liberais, entre outros que dispunha de certa influência sobre as massas e apresentavam-se para estas uma autoridade indiscutível e parecendo, para este aparelho, em toda sua extensão como um dispositivo político fundamentado em um poder paralelo ao estado oficial e utilizado, por estes para seus fins e para se manterem frente aos seus cargos, através de um emaranhado de tramas de afinidades que começa do coronel até chegar ao presidente da República, por meio de compromissos recíprocos" (SILVA,2009).

    Quando foi criada a Guarda Nacional em 1831 pelo governo imperial, as milícias e ordenanças foram extintas e substituídas pela nova corporação. A Guarda Nacional passou a defender a integridade do império e a Constituição.

    Como os quadros da corporação eram nomeados pelo governo central ou pelos presidentes de província, iniciou-se um longo processo de tráfico de influências e corrupção política. Como o Brasil se baseava estruturalmente em oligarquias, esses líderes, ou seja, os grandes latifundiários e oligarcas, começaram a financiar campanhas políticas de seus afilhados, e ao mesmo tempo ganhar o poder de comandar a Guarda Nacional.

    Devido a esta estrutura, a patente de coronel da Guarda Nacional, passou a ser equivalente a um título nobiliárquico, concedida de preferência aos grandes proprietários de terras. Desta forma conseguiram adquirir autoridade para impor a ordem sobre o povo e os escravos.

    ResponderExcluir
  4. que os coronéis e muito importante na nossa historia ou na historia da Bahia e do Brasil O termo coronel no período republicano significava chefe político de um determinado local que geralmente era dono de terras ou comerciante. Da forma com que prestavam serviços ao Poder Executivo os coronéis ganhavam prestígio e força.

    ResponderExcluir
  5. Período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.

    By: AnToNiO ii VaLdInEy

    ResponderExcluir
  6. que os coronéis e muito importante na nossa historia ou na historia da Bahia e do Brasil O termo coronel no período republicano significava chefe político de um determinado local que geralmente era dono de terras ou comerciante. Da forma com que prestavam serviços ao Poder Executivo os coronéis ganhavam prestígio e força.
    (jose cristo) (valterney bomfim) (8m2)

    ResponderExcluir
  7. Coronealismo
    No inicio do período republicano no Brasil (final do século XIX e começo do XX), vigorou um sistema conhecido popularmente como coronelismo. Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros).

    By; AnToNiO

    ResponderExcluir
  8. coronelismo

    No inicio do período republicano no Brasil (final do século XIX e começo do XX), vigorou um sistema conhecido popularmente como coronelismo. Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros).

    By: AnToNiO

    ResponderExcluir
  9. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/coronelismo/imagens/coronelismo-2.jpg

    ResponderExcluir
  10. 8m2 HISTORIA FALA SOBRE FATOS REAS E SOBRE HISTORIAS ANTIGAS QUE TRAZEM PARA O NOSSO PRESENTE E PARA O FUTURO.

    ResponderExcluir
  11. /home/estudante/Área de Trabalho/coronelismo-2.jpg

    ResponderExcluir